sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Dicas de como apresentar seminário de A a Z
Ao preparar um seminário, observe quem é o publico alvo. Quanto mais elevado o nível de conhecimento do público, mais formal terá que ser a sua apresentação. Lembre-se: não basta ser formal, o ideal é que se tenha uma linguagem correta e coerente.
Boa dicção é fundamental, caso tenha algum problema, procure um profissional (fonoaudiólogo). Evite falar atropelando as palavras ou muito baixo, pois dificulta a compreensão dos ouvintes.
Capriche nos slides, nada de muito texto e/ou letras muito pequenas. Invista em figuras, fotos, gráficos e fluxogramas.
Durante a apresentação evite gírias, vícios de linguagem. Se preocupe com a concordância de gênero e de número... Ficar falando: tá?, nê? É...é...é..., aS formula...
Expresse confiança, treinar o seminário antes da apresentação é importantíssimo. Saiba o que você irá falar em cada slide.
Fique atento, existe uma grande diferença entre aula e seminário, então, não há necessidade de explicar tudo nos mínimos detalhes e sempre questionando: mas porque isso? E respondendo, mas porque aquilo? E respondendo... Isso é perfil de professor... No seminário você vai expor a importância, propor soluções e exibir seus dados e conclusão.
Gaguejou? Disfarça! Quando mais você enfatizar seu erro, pior.
Havendo figuras, evite utilizar rodapé; rodapé, dar impressão de um slide poluído (cheio de mais), um título bem descritivo já é o suficiente.
Invista em figuras, o uso de ilustrações torna o seminário mais didático. Obs.: só coloque figura que você realmente saiba explicar.
Jamais fale de forma pessoal: minha amostra, meu trabalho... Diga: a amostra tal (nome da amostra)..., neste trabalho... Termo coloquial acaba desvalorizando a linguagem do apresentador.
Lamentar porque seus dados não saíram como desejado, só no final da apresentação caso alguém questione. Na hora do seminário você vai explicar e mostrar o que foi feito... Mais detalhes, só no final.
Mantenha calma, nada mais angustiante que assistir a um seminário de alguém que está inquieto e nervoso, parece que é algo contagioso, então aprenda a disfarçar seu nervosismo.
Não é legal você conversar com o público durante o seminário. Caso queira perguntar ou justificar algo relacionado ao seu trabalho, fale depois, quando já tiver encerrado à apresentação.
Observe o entusiasmo das pessoas que te assiste, caso a platéia esteja desanimada, tente deixar o seminário mais dinâmico, aumentando o tom de voz, se movendo durante a apresentação, ficar estático do inicio ao fim é maçante.
Pontualidade é sinônimo de responsabilidade e respeito, nunca chegue atrasado; o ideal é chegar com, pelo menos, 15 minutos de antecedência.
Quando tiver uma fórmula em um slide, não leia letra por letra... Fale o que representa cada letra... ou seja, se tiver: d = m/v... Você vai falar: densidade é igual à massa sobre volume e não densidade é igual a m sobre v...
Respeite o tempo de apresentação. Todos que assistem têm compromissos e se programam para o tempo determinado; quando a apresentação ultrapassa o tempo permitido, dar a impressão que seu trabalho não tem fim, e mesmo que seja muito interessante chega uma hora que se torna cansativo.
Seqüência no raciocínio é indispensável, um seminário sem foco se torna confuso e incompreensível.
Ter postura é fundamental, então nada de ficar corcundo, se encostando na parede, passando a mão no cabelo o tempo todo, não sabe o que fazer com a mão, coloca dentro do bolso.
Use recursos que facilitem a apresentação, como: laser e/ou apontador; ficar apontando com a mão, fazendo sobra no slide, acaba dificultando a visualização do público.
Vista-se adequadamente; se você é mulher, evite saias ou vestidos curtos, decotes, roupas transparentes; se for homem evite boné, óculos escuros, roupa muito colada. Lembre-se: as pessoas tem que prestar atenção no seu seminário e não em você, discrição é essencial.
Xiii, esqueceu o que ia falar? Não fale nada até se lembrar, nem se entregue, dizendo: “Ô gente, me desculpa tô nervoso”. Jamais faça isso, saber disfarçar o nervosismo é importantíssimo.
Zele pelos seus conhecimentos... Para adquirir experiência em relação à apresentação, nada melhor que assistir os seminários de outros e observar as criticas, perguntas e sugestões... Sempre temos algo a aprender.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.