A primeira etapa da parte escrita é o SUMÁRIO. Os itens fundamentais são:
1.RESUMO
2.LISTA DE SÍMBOLOS E ABREVIATURAS
3.ÍNDICE DE TABELAS
4.ÍNDICE DE FIGURAS
5.INTRODUÇÃO
6.OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICO)
7.FUNDAMENTOS TEÓRICOS
8.PARTE EXPERIMENTAL
9.RESULTADOS E DISCUSSÕES
10.CONCLUSÃO
11.PESPECTIVA
12.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Observações:
Só se escreve o RESUMO, no final do trabalho. No resumo, como próprio nome já diz, você irá resumi todo seu trabalho em uma única página, sendo que 10% é uma breve introdução do seu tema e 90% é um resumo dos RESULTADOS, DISCUSSÕES e CONCLUSÃO.
LISTA E ÍNDICES é algo que será feito do decorrer do trabalho, é importante ficar atento para que a numeração das Tabelas e Figuras esteja condizente com o texto.
A INTRODUÇÃO tem duas ou três páginas, no máximo. Você irá falar: da importância do seu trabalho (cientificamente e socialmente), aplicação, descrição resumida do tema principal do trabalho, citar alguns trabalhos feitos anteriormente que está relacionado com o seu e por fim, irá fazer um resumo de um parágrafo descrevendo de forma sucinta seu trabalho como um todo. Existe um inicio de parágrafo típico, que é: “ Neste trabalho...” ou “Considerando esses aspectos, neste trabalho, foram estudados...”
No OBJETIVO, você irá colocar qual foi o objetivo do seu trabalho. Afinal, qual foi o objetivo? Desenvolver o quê? Estudar o quê? É isso que tem que falar.
O FUNDAMENTO TEÓRICO é uma das primeiras coisas que você irá escrever, pra ter noção do “esqueleto da fundamentação teórica”, leia trabalhos relacionados com o seu tema. É importante citar: a importância do seu trabalho, propriedades e aplicações, descrever o material utilizado (estrutura, propriedades) e os métodos que são aplicados de acordo com a literatura, dando ênfase ao método que você utilizou no seu trabalho. O tamanho de uma fundamentação é de no máximo 50 páginas, 45 é o ideal. Se escrever de mais, poderá acabar fugindo do tema ou escrevendo algo desnecessário, então: aprenda a ser sucinto e saiba o que está diretamente relacionado com seu tema.
Na PARTE EXPERIMENTAL você irá descrever tudo que foi feito: procedência dos materiais utilizados (reagente, marca e pureza); preparação das amostras (volume, concentração, temperatura e tempo), não se esqueça de tirar fotos, para que o procedimento fique reprodutível; caracterização das amostras (modelo do equipamento, massa inicial e final, faixa de temperatura, vazão).
No item RESULTADOS E DISCUSSÕES, você irá utilizar os mesmos itens da parte experimental mas agora não será mais uma descrição e sim uma exposição (gráficos e tabelas) e discussão dos resultados. Nessa parte vc irá descrever os gráficos e as figuras, sempre concluíndo algo baseado em trabalhos que sejam semelhantes ao seu. Tudo que vc afirma que ocorreu, tem que ter uma referencia em seguida. Ex: “Com base na Figura tal, pode-se observar que a amostra (aumentou ou diminuiu, houve um deslocamento)... isso pode ser atribuído a ...[ref]. Nunca afirmar algo e deixar uma idéia solta sem justificativa. Se não achar uma justificativa na literatura pode-se sugerir uma explicação, ex: Esse fato pode ser explicado...
Na CONCLUSÃO não se explica mais nada, você só afirma o que foi observado nos resultados e discussões.
A PESPECTIVA é opcional, é bom colocar porque caso a banca pergunte quais são seus planos futuros pós termino do trabalho, você já sabe.
Na REFERENCIA é necessário: sobrenome do auto principal, Iniciais; (outros autores, seguindo o mesmo raciocínio). Título, nome da revista, volume, página e ano (se for site, você coloca: o site, o dia e o horário que você pesquisou). Geralmente são organizadas em ordem alfabética. Fique atento para não se esquecer de colocar nenhuma referencia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.